Cuscuz de Cogumelos e Vegetais

Ainda tinha um resto de cuscuz que sobrou daqui aproveite,e fiz este "pudim" de cuscuz com legumes e cogumelos.Gostamos bastante mas houve alguém que torceu o o nariz :) com tantos legumes, e cogumelos que não gostam nada.Então era a comer e escolher o que lhes agradava.




Para- 4 / 5 pessoas




Ingredientes
  • 2 courgettes (ou uma grande)
  • 1 alho francês
  • 250 g de cogumelos (cortado em tiras)
  • 4 tomates maduros
  • 2 dentes de alhos
  • pimenta preta moída na hora
  • sal
  • uma beringela
  • azeitonas sem caroço picadas
  • cenoura ralada
  • farinha de milho
  • 1 chávena caldo de legumes
  • 1 chávena (chá) de farinha de milho
  • 4 colheres de (sopa) de azeite
  • 1 1/2 de (chá) de cuscuz
  • 5 ovos cozidos

Preparação

Coloque duas chávenas de (chá) de água, a ferver,e adicione os cuscuz.Deixe ferver uns cinco minutos,retire do lume e reserve.Coloque o azeite num tacho,junte a cebola picada os alhos,e deixe refogar um pouco.Adicione o a beringela (cortada em cubos com casca),o tomate sem pele picado,pimenta,e sal,envolva bem.Junte a courgette,cortada em cubos a beringela cortada em cubos ,o alho francês,cortado em cubos,e as azeitonas a sem caroço e picadas, a cenoura ralada.Mexa e deixe refogar muito bem.Junte o caldo de legumes,a farinha de milho, os três ovos cozidos e picados.Reserve (os outros dois para decorar o prato).Envolva tudo muito bem,rectifique os temperos de sal e pimenta.Mexa e deixe cozinhar por cinco minutos,e retire do lume.

Unte uma forma com azeite,e coloque pedaços de legumes no fundo da forma,preencha com os cuscuz,que reservou pressionando muito bem com um pedaço de filme plástico.Deixe arrefecer um pouco,desenforme e decore com os restantes ovos cozidos,azeitonas e salada,sirva.

Thermomix-Bimby

Colocar a cebola e picar uns segundos na velocidade 5.Adicionar o azeite,programar 4 minutos tempo /100ºvelocidade 1.Colocar os cogumelos e os restantes legumes todos (menos os ovos), e programar 12 minutos, tempo/100º velocidade colher inversa. Adicionar o caldo de legumes e farinha de milho,os ovos picados,temperar e sal, e pimenta, programar 7 minutos tempo 100 velocidade colher inversa.Retirar e seguir os passos em cima indicados.





15 comentários:

  1. Querida Mary, está divinal seu cuscuz!!! Adorei a receita... que delícia, amiga!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  2. Eu não torcia o nariz... Gosto imenso de cuscuz...
    Olha, já podes mudar o teu blog... já mudei o meu, apesar de ainda nao tar completo =)

    beijinhos Rita*

    ResponderEliminar
  3. Sabe que eu nunca fiz cucuz e comi apenas uma vez, a mais de 15 anos! Farei tua receita, pois nem me lembro mais do sabor e parece otimo. Um excelente fim de semana.
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Sabe que eu nunca fiz cucuz e comi apenas uma vez, a mais de 15 anos! Farei tua receita, pois nem me lembro mais do sabor e parece otimo. Um excelente fim de semana.
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Imagem nova?muito bem
    A única vez que comi cuscuz foi na Tunisia, e não gostei nada, mas os temperos deles tb não sõ do meu agrado, este têm ingredientes que gosto.bjss

    ResponderEliminar
  6. eu nunca comi cuscuz mas está ca uma boa sugestão :))

    bjkas

    ResponderEliminar
  7. Mary tudo bem amiga! Nossa está de cara nova teu blog que bom gosto esse banner que tens aqui! Parabéns! Amiga eu não sou lá muito fã de cuscuz não, mas em São Paulo fazem um prato típico chamado Cuscuz Paulista que leva inclusive sardinhas, além de ovos azeitonas e dos legumes. Acredito que este teu se tu o fizeses pra mim eu experimentaria hehe (abusada eu) rsrs
    Beijos amiga
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Adoro cuscus, e aposto esse ter ficado bom, embora a foto não lhe faca favor, mas eu sei pelos teus pratos que sim deve ter ficado uma delicia, desejo-te sempre boa sorte com o blog esta bonito :) jinhos xx

    ResponderEliminar
  9. Olha que é uma belíssima sugestão para o cuscus! Com cogumelos e tanto legume, deve ficar fantástico! :)

    ResponderEliminar
  10. Menina ficou 10 estrelas adorei. Um beijinho...

    ResponderEliminar
  11. Agradeço, muito vossos cumentários.

    Obeigado.

    Beijo e bom f d s

    ResponderEliminar
  12. Mmm!! Il semble drôlement savoureux ce plat;)xxx

    ResponderEliminar
  13. Apesar de comermos muito cuscus aqui em casa, nunca fiz assim enformado.
    A experimentar!

    :) Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary