Tomate Seco Italiano
O tomate seco,é uma especialidade italiana, é delicioso e é óptimo em pratos de carne ou peixe, massa, piza,salada. E como prometido aqui , e aproveitando o tempo do tomate,onde á mais variada e bem mais barato numa das minhas pesquisas, encontrei esta receita da Elvira ,e devo dizer que já resta muito pouco:) .Posso sempre recorrer ao supermercado,onde é vendido muito caro em conserva de azeite.Tomate caseiro seco é relativamente fácil,seguindo o processo de secagem tradicional ou o modo rápido.Apenas achei que foram muitas horas,com o forno ligado mais de 9 horas,e não 3 horas como diz a receita.Vou voltar a fazer mas de outra maneira para acelerar o processo de desidratação do tomate.a repetir!!




Ingredientes
  • 2 kg de tomate maduro mas sem defeitos
  • umas haste de tomilho picado
  • umas haste de alecrim picado
  • 1 raminho de mangericão picado
  • sal
  • pimenta moída na hora
  • açúcar q.b.
  • azeite q.b.

Preparação-receita tradicional

Lavar muito bem os tomates e cortá-los em metades no sentido longitudinal. Remover as sementes.Colocar os meios tomates com a parte cortada virada para cima. Temperar com sal, pimenta e as ervas. Polvilhar com um pouquinho de açúcar.Cobrir com uma peneira, sem que esta toque no tomate.Ao sol em cima de uma tabúa de madeira,guardar a tábua em casa à noite e por tempo húmido. No dia seguinte, voltar novamente a expor a tábua ao sol,virando os meios tomates.Repetir a operação todos os dias, até os tomates ficarem bem secos e eliminando os que eventualmente estiverem estragados.Colocar os tomates em frascos e cobrir com azeite. Fechar hermeticamente e guardar num local escuro e seco*.Nunca no frigorífico,porque *senão o azeite coalha.

Pré-aqueça o forno a 130ºC

Preparação-receita rápida

Cortar os tomates em metades no sentido longitudinal e remover as sementes.Cobrir a grelha do forno com papel vegetal ou uma folha de alumínio alimentar. Colocar os meios tomates com a parte cortada virada para cima. Pincelar com uma mistura feita de 1 pitada de açúcar,um pouco de ervas picadas, sal e pimenta.Colocar a grelha no interior do forno e deixar o tomate secar por 3 horas, a 130ºC, com a porta entreaberta.Deixar arrefecer por completo e colocar em frascos herméticos, cobrindo com azeite.Conservar num lugar escuro e seco.*Nunca no frigorífico, porque *senão o azeite coalha.

Nota:

-Pode não ser suficiente as 3 horas de forno,o meu teve cerca de 10 horas no forno a 130ºC

A tradicional secagem são deixados ao sol,o dia todo e recolhidos á noite para não tomar o ar da noite.Dependendo do clima,demoram de 4 a 10 dias para secar.

As condições do tempo influenciam no tempo de secagem.Se estiver bastante sol, a secagem será mais rápida, e se estiver um tempo meio nublado a secagem será mais longa.

16 comentários:

  1. Amiga, que belos tomates secos... Mas 10 horas no forno...!
    Bem, eu acredito que a conta da luz seja compensada pelo óptimo sabor! eheh

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Ficou igual ao do supermercado, perfeito! Também irei tentar fazer.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Como aqui o sol não aparece e o inverno está deixando o tempo úmido, terei que esperar o verão para experimentar fazê-lo ou senão usar o forno mesmo...KKK...realmente o tomate seco é tudo de muito bom! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficaram magnificos!

    Por acaso, sabes, quantos dias demora na maneira tradicional?

    Eu costumo secar os meus no desidratador mas fiquei curiosa quando li a maneira tradicional. Se fossem poucos dias ainda arriscava...

    ResponderEliminar
  5. Ai menina, tomate seco é uma perdição!
    Beijos
    Fla

    ResponderEliminar
  6. Pois estava á espera para vir ler com calma, 10 horas....bem acho que vale a pena, muito obrigado pela partilha.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  7. Ia fazer-te a mesma pergunta que a Rute. Quantos dias serão necessários para o processo de secagem ao sol? Só consigo fazer isso quando for agora de férias, pois aqui em Lisboa não tenho varanda sequer. Ando a pôr tomate seco em tudo, mas do de compra :)

    ResponderEliminar
  8. Olá, obrigada pela visita.
    Que bom que gostou do meu blog, fico feliz.
    Eu já sou sua seguidora, adorei o seu e suas receitas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bem rita... grande pinta!!! Eu que ia sp ao supermercado italiano comprar tomate seco... e que é carissimo... a ver se me aventuro em casa a fazer... não é assim tao complicado...
    A tua Moussaka, ficou deliciosa, pelo menos com um aspecto optimo, visto desde aki....
    beijinhos Rita da Rita***

    ResponderEliminar
  10. gracias por compartir esa receta. me encantan los tomates secos.
    Hasta pronto

    ResponderEliminar
  11. São muito páticos os tomates secos, têm mil e uma aplicações! :)

    ResponderEliminar
  12. Eu costumo fazer no forno, mas agora que o stock ficou a zeros vou fazer nos meus pais com o método de secagem ao sol!

    Adoro!!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela resposta. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Minhas amigas,
    agradeço, terem vindo até ao meu cantinho, deixar os vossos simpaticos comentários.O meu muito obrigado.

    beijo para todas

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado,a todas/os os passaram por aqui a deixar vossos comentários sempre muito simpaticos, o meu bem-haja obrigado.

    bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary