Almôndegas de Peixe com Batata Doce
Tinha um resto de batata doce e pensei fazer estas almôndegas de peixe em vez de batata roxa usei as batata doce.Gostei do resultado a repetir provado e aprovado!

Ingredientes
  • 3 postas de peixe a gosto
  • 700 g de batata doce
  • 150g de miolo de pão
  • 6 dl de leite
  • 2 dentes de alho
  • 1 ovo
  • um ramo de coentros ou salsa
  • pão ralado
  • sal pimenta preta (moída na hora)
  • azeite para fritar ou óleo
Pré-aqueça o forno a 200º
Preparação-Tradicional
lave bem as batatas e coza-as com casca em água temperada de sal, durante (+-) 35 minutos.
Passado esse tempo, escorara-as descasque-as e esmague-as com um grafo ou um esmagador de batata.Coza o peixe no leite cerca de 5 minutos.Depois de cozido escorra-o, (reserve o leite) tire a pele e ao peixe parta-as aos bocados.
Entretanto, descasque e pique os alhos e os coentros, parta o pão aos bocadinhos e ponha-os numa taça; deite o leite que reservou sobre o pão.Junte os alhos, os coentros e o peixe.Triture tudo até formar uma pasta.
Misture esta pasta com o puré de batata e envolva com o ovo batido.Tempere com sal e pimenta.Molde pequenas bolas e passe-as por pão ralado e frite-as em óleo quente.Escorra sobre papel absorvente e coloque-as num tabuleiro de forno.Leve ao forno a 200º durante 20 minutos.Sirva quente acompanhando dum salada.
Thermomix-Bimby
No copo coloque as batatas com casca lavadas e partidas aos bocados, tempere com sal coloque água,e programe 15 minutos, tempo/100º, velocidade colher inversa. Ao fim desse tempo retire e escorra as batatas descasque-as. Deite o leite no copo e coloque o peixe coza 10 minutos, tempo/100º colher inversa.Retire e reserve o leite parta o pão e coloque o leite que reservou do peixe.Tire a pele e espinhas ao peixe e parta-as aos bocados.
Entretanto, coloque no copo os alhos e os coentros, programe 7 segundos, velocidade 5,junte o peixe o pão escorrido, e programe 8 segundos, velocidade 6.Até formar uma pasta.Retire e junte o puré de batata esmagada com um garfo ou esmagador de batata.Envolva com o ovo batido muito bem..Tempere com sal e pimenta.Molde pequenas bolas e passe-as por pão ralado e frite-as em óleo quente.Escorra sobre papel absorvente e coloque-as num tabuleiro de forno.Leve ao forno a 200º durante 20
Nota:
- As batatas doces podem ser substituídas por batata roxa.Pão ralado usei ralado na bimby com alho e coentros por isso estão mais escuras :) Acompanhe com uma salada.




6 comentários:

  1. Que original! Ahora mismo estoy preparando un pastel de batata! Besos!

    ResponderEliminar
  2. Olha que bela ideia... Juntar a batata doce com o peixe numas almondegas com um aspecto fenomenal! Estão muito tentadoras!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Mesmo sendo fritura que meu médico me cortou, eu provaria essa delícia sem culpas!!!Bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma vez comi umas almondegas de peixe e eram muito saborosas.
    Obrigado pela partilha.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. É uma excelente combinação de ingredientes, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que ideia original!
    Só acho que dá para saltar a parte da fritura: moldam-se as meninas, passeiam-se pelo pão ralado e forno com elas!
    Hei-de fazer, porque sou doida por batata doce. :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary