Bacalhau com broa

Bacalhau com broa um prato da cozinha regional Portuguesa.Há muitas maneira de fazer bacalhau com broa.Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar,sob o mesmo nome,prato que pode diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita de base.
 Este é um prato que dá para aproveitar sobras de bacalhau  por exemplo da consoada.Fiz de origem para almoço de domingo com a  família.Não fazia este prato à imenso tempo é um pouco trabalhoso.A Inspiração alterada veio do  chefe H S P, Ingrediente Secreto.Resultado final fabuloso,muito bom aprovado por todos.
Bacalhau com broa e espinafres
Tempo preparação (30 a 35 minutos)
4 a 6 pessoas
INGREDIENTES:
1/4 de broa de milho,
5 postas de bacalhau (ligeiramente cozido )
 1 kg de batatinhas pequenas para assar 
800g de espinafres ( ou couve) 
 3 cebolas grandes´
10 dentes de alho (picados)
 1 folha de louro, 
salsa
pimenta preta em grão moída na hora 
  azeite q.b.
PREPARAÇÃO 
Comece por cortar a broa em cubos, excluído a côdea.Coloque no jarro do robô de cozinha  para triturar lentamente,junte o azeite,a salsa e 6 dentes de alho.Reserve.
Lava muito bem as batatinha com uma escova e água morna,coloque as batatas inteiras num tacho com muito pouco água e bastante sal.Deixe cozer não em demasia.
Dê uma fervura cerca de 10 minutos no bacalhau.Reserve.
Arranje os espinafres ou a (couve),e leve a cozer 10 minutos em água temperada com sal.
Depois de cozidos coloque numa tigela com água fria e gelo para parar o cozimento.Retire e deixe escorrer num passador muito bem. 
Desfaça o bacalhau em lascas grandes,retirando a pele e espinhas.Reserve.
Parta as cebolas em rodelas finas,leve ao lume um tacho com azeite suficiente e a folha de louro.Junte as cebolas e deixe ficar até ficarem translúcidas.Junte o bacalhau lascado,deixe refogar muito bem tempere com pimenta e sal se precisar,se começar a ficar seco deite mais um pouco de azeite.Reserve.
Noutro tacho deite mais azeite e os restantes dentes de alho,adicione os espinafres escorridos e cortados em juliana,vá mexendo e deixe refogar tempere com pimenta e sal.Reserve. 
As batatinhas que foram cozidas dê um ligeiro murro.Num tabuleiro de forno coloque um fio de azeite,coloque as batatas,seguido dos espinafres,e  o bacalhau com a cebola.Por cima cubra com a broa que tinha reservado.Leve ao forno a pré quente a 180ºC ou o  tempo suficiente para dourar.

Bom apetite,Mary


4 comentários:

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary