Folar folhado em rosas

Uma feliz Páscoa!
Páscoa é sinónimo de doces e folar,mas cá em casa é ninho.Mas este ano e a pedido de um amigo  grande apreciador deste tipo de folar folhado do Algarve.Por a primeira vez  aventurei-me a fazer o folar folhado em rosas  tradicional do Algarve.A tradição já não é o que era:).Quem  recebeu o Vas...diz que estava bom!.. 
Mas não vou dizer-vos que o meu ficou perfeito, porque não ficou - acontece que segui uma receita daqui com algumas alterações e as dicas da Margarida.Fiz um segundo folar com ligeiras alterações,folhado em vez de enrolado em rosas e bastante mais açúcar amarelo e mais além da manteiga derretida também levou em pedaços,e cozido em  panela de aluminío estreita e alta como diz a tradição.Ficou bom com bastante caramelo por dentro e por fora mais escuro livrado ao açúcar que levou a mais e manteiga, o marido adorou bom.A  foto da fatia é do segundo folar folhado do das rosas não tenho foto por dentro foram para oferecer os amigos que receberam gostaram muito..
Folar folhado em rosas (de Olhão)
Receita para 10 pessoas
Tempo de preparação cerca de 3h
INGREDIENTES: 
½ cálice de aguardente 
1 pitada de sal
120 g de manteiga
25 g de fermento fresco
1 colher de (chá) de erva-doce em pó,
1 colher de (chá) de canela, 
0,5 dl de leite
500 g de farinha de trigo sem fermento tipo 65
60 g de banha
açúcar e canela q.b. p/ polvilhar
manteiga derretida q.b.
sumo de 2 laranjas
PREPARAÇÃO
Misture a farinha com a manteiga, a banha, o sumo de laranja,a erva-doce,a canela a aguardente e a água com o sal.
Desfaça o fermento no leite  morno, faça uma cavidade no centro da massa e coloque-o aí. Misture os ingredientes de fora para dentro, amassando muito bem.
Tape a massa com um pano e deixe-a levedar até que duplique de volume (cerca de 30 minutos). Passado o tempo de levedura, retire a massa para uma bancada polvilhada,com farinha  dê-lhe umas amassadelas só para retirar o ar divida a massa em 8 a 10 partes. Estenda cada uma delas com o rolo, numa superfície lisa e enfarinhada, formando círculos ligeiramente mais pequenos do que a base da forma.Unte abundantemente, de ambos os lados, cada círculo de massa com manteiga derretida e polvilhe-os com uma boa quantidade de açúcar e um pouco de canela. Poderá dosear a quantidade de açúcar, uma vez que a massa não leva açúcar e é nesta fase que determina a intensidade de doce do folar (sugere-se, no entanto, que a quantidade de açúcar seja generosa, para que este não se dilua no bolo, diminuindo a caramelização). A manteiga também deve ser colocada em abundância, pois será ela que, com o açúcar, irá colar as camadas de massa, criando o caramelo e humidade característicos deste folar. Numa forma untada,e forrada com  um círculo de papel vegetal na base e unte também.sobreponha os círculos de massa untada e açucarada, deixando-os levedar até duplicarem o volume.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 190º C/Gás/5
Polvilhe o topo do folar com açúcar e canela e leve a cozer, em forno quente, durante cerca de 30 minutos.Ou fazer o teste do palito e este sair seco.*O meu teve perto de 50 minutos no forno.Quando estiver cozido,desenforme ainda quente para um prato.
Para preparação na máquina de fazer pão:
(mfp): Coloque a farinha e o sal na cuba da máquina e abra uma cavidade no centro.Desfaça o fermento no  leite morna e coloque-o nessa cavidade.A erva-doce,as gorduras,o sumo de laranja e a aguardente. Inicie o programa amassar. Deixe o programa seguir até ao final (levedação incluída).Retire a massa da cuba,  retire a massa para uma bancada polvilhada,com farinha  dê-lhe umas amassadelas só para retirar o ar divida a massa em 8 a 10 partes.E siga os restantes passos acima.
Bom apetite,Mary 


5 comentários:

  1. Que lindo ficou, mesmo apetitoso!

    Uma Páscoa muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e sem folhado agrada-me e muito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que lindo folar com essas rosinhas, kiss

    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar
  4. Não é possível fazer esta receita na bimby?Se sim como?Posso usar o fermipan em vez do fermento padeiro?Obrigada.Aida Escudero.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary