Boeuf Bourguignon simplificado Júlia Child

O filme "Julie&Júlia",Protagonizado por a atriz Meryl Streep que fez de "Júlia Child",gostei tanto do filme não só por ser feito com uma das minhas atrizes preferidas Meryl  Streep,que acabei por comprar  também o DVD do filme.Desde que fui assisti ao filme "Julie &Júlia" que fiquei com vontade de fazer um Boeuf Bourguignon,mas simplificado um clássico da cozinha francesa.Júlia Child  apresentadora de televisão e escritora Júlia Child,se tornou o maior ícone da cozinha na  televisão americana ao apresentar todas as manhãs,“The French Chef” "(O Chef francês").

Júlia lançou Mastering The Art of French Cooking" (" Dominando a Arte da Culinária Francesa",em tradução livre do inglês),livro que traz clássicos da cozinha do país e até hoje é sucesso de vendas.Desce que assisti ao  filme em 2009 que andava para fazer este prato requintado e delicioso,mas primeiro esperei que chegasse o livro   por ser um prato que requer tempo foi ficando adiado até agora,que numa tarde de chuva,o prato ideal este boeuf à Bourguignon,nada mais é que  um guisado cozido em vinho tinto no forno lentatemente.é um grande prato da refinada cozinha francesa daqueles que realmente gostam de um verdadeiro guisado,este é o prato ideal o aroma que enquanto cozinha  que fica na cozinha e se espalha por a casa é tão delicioso e acolhedor para estes dias de inverno.Um prato simples,mas que requer tempo e completo.
                                                                      boeuf à Bourguignon
Receita para 4 pessoas
INGREDIENTES
170 g de bacon
 1 colher de (sopa) de azeite
 1 kg de carne de novilho para estufar ou guisar,em cubos de 5cm 
 1 cenoura cortada em troços
 1 cebola  às rodelas
 1 colher de (chá) de sal
 ½ colher de chá de pimenta  branca moída na hora
 2 colheres de sopa de farinha de trigo
 700 ml de vinho tinto seco 
 300 ml de caldo de carne (usei caseiro)
 1 colher de sopa pasta de tomate
 2 dentes de alho esmagado
bouquet garni amarrado com (tomilho,salsa, louro)
 *cebolas e cogumelos glaceados
1 colher de sopa de manteiga 
400g de cebolinhas descascadas 
1 chavéna de (chá) de vinho tinto 
400 g de cogumelos Paris frescos cortados ao meio
sal q.b.

pimenta moída na hora 

Pré aqueça o forno a 230ºC 
PREPARAÇÃO
Coloque ao lume um tacho de ferro pesado que possa ir ao forno.Corte o bacon em tirinhas adicione-as ao tacho deixe alourar.Retire e reserve.
Secar a carne muito bem com papel de cozinha,adicione a carne aos poucos ao tacho que fez o bacon,deixe corar de ambos os lados Retire-a a e reserve-a.
No mesmo tacho,doure levemente a cebola,incorpore a cenoura,o bouquet garni e, ainda,os dentes de alho esmagados.Junte a carne e o bacon que reservou,aos vegetais.Tempere de sal e pimenta. 
Sempre com o tacho ao lume,coloque a pasta de tomate.A seguir, adicione a farinha de trigo. Junte o vinho,e o caldo de carne,cobrindo a carne misture bem,deixe levantar fervura,tampe a panela.
Baixe a temperatura do forno para 160ºC.
Transfira a panela para o forno,deixe-a na grade mais baixa do forno,e deixe cozinhar lentamente   por 2 a 3 horas,ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.
Enquanto isso prepare os cogumelos e  as cebolas.Em uma frigideira  derreta  a manteiga coloque as cebolas inteiras, cozinhe-as mexendo até dourar.Adicione o vinho sobre as cebolas deixe cozinhar até o vinho evaporar, por cerca (+-)  de 20 minutos.Incorpore os cogumelos limpos e cortados em tiras,tampe a panela.Cozinhe até os cogumelos ficarem macios e o molho ficar levemente espesso.Tempere com sal e pimenta.
Quando a carne estiver pronta retire-a do forno,junte os cogumelos que preparou ao boeuf bourguignon.

*Prefira o caldo de carne caseiro.Ferva em lume  baixo lentamente por cerca de 2h mais ou menos  uma cenoura,uma cebola e um talo de aipo,com um pedaço de carne com osso e algumas ervas a gosto.Escorra,  retire o excesso de gordura coe e está pronto.a usar.  
Receita traduzida e adaptada da original de Júlia Child,publicada no livro “Mastering the art of French Cooking”
*(Júlia sugere um vinho encorpado e jovem, como um Chianti)
Bon appétit !


3 comentários:

  1. Boeuf Bourguignon é um dos meus pratos favoritos, e apesar do trabalho adoro fazê-lo em casa! :D Esse ficou delicioso :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  2. Que blog delicioso! Fiquei de olho em várias receitas... até breve!
    Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary