Cataplana de Marisco,e Bôla de Carnes

Cataplana é um dos pratos típicos da culinária Algarvia. A cataplana é uma espécie de tacho, são dois recipientes sobrepostos e ligados por uma espécie de dobradiça.São normalmente de cobre e é preciso algum cuidado para que não perca a película de estanho que reveste o seu interior e que evita que os ingredientes se peguem.Confesso que tenho a minha cataplana há já alguns anos,mas só a uso em algumas ocasiões,dá um pouco trabalho para a manter impecável.Mas o pestisco confeccionado, na cataplana fica com um sabor especial já que coze a vapor.
Este petisco  foi mais uma das entrada de jantar de Páscoa além da bôla de carne  cuja receita  é da Gisa e estava  ambos divino.My son.T. é que adora este prato,e o que me lembrei dele,que está a estudar English lá nas terras de sua Majestade e a comer o que não deve.Como ele tem saudades da comidinha da mama,isso sei porque já ele me disse,many miss you my son,mas estou quase a vê-lo.Ficou  deliciosa  esta cataplana eu acrescentei algum camarão mas fica  óptimo só com amêijoas!! 
Cataplana de Marisco

Ingredientes:
1 cebola grandecortada,em  meia-lua fininha
2 dentes de alho picado
50g de manteiga
azeite qb
sal
pimenta moída na altura
2 tomates maduros,sem pele e cortados em cubos
1 dl de vinho branco
100 g de presunto
100 g de chouriço
1,5kg de amêijoas
um ramo de coentros
1 folha de louro
1 pimento vermelho cortado em cubos
800g de camarão (opcional)

Preparação:
Coloque as amêijoas de molho com água e sal,e uma colher de farinha trigo para soltarem as areias.Na cataplana,coloque o alho a cebola,a manteiga e o azeite,e refogue.Tempere de sal e pimenta, junte o pimento cortado em tiras o tomate cortado em cubos,a folha de louro,mexa bem e deixe cozinhar,sobre lume brando com a cataplana despatado.Regue com o vinho e junte o presunto,e o chouriço finamente picados.Deite,finalmente,as amêijoas o camarão e o ramo de coentros.Feche a cataplana e deixe cozinhar uns (+-)15 a 20 minutos sobre lume brando.Abra-a,a cataplana e se as ameijoas estiverem abertas, não deve estar mais tempo ao lume. Antes de ir à mesa salpique a gosto com coentros picados. Convém ser servido bem quente.
Nota:
-Se não tiver cataplana, fica igualmente bom se fizer,este prato num tacho com tampa.

Bôla de Carnes 
Ingredientes-bola de carnes:
4 ovos
1 chávena de leite (250g)
1/2 chávena de oleo e azeite misturados ( 140 gr)
2 chávenas de (chá) de farinha
1 colher de (chá) de fermento
1 pitada de sal
300 g de carnes,fiambre,chouriça

Pré-aqueça o forno a 180ºC gás /4
Thermomix-bimby:
Coloque no copo todos os ingredientes. Excepto as carnes e programe 30., Seg., Vel ., 5. Junte as carnes e envolva e com a espátula.
Coloque numa forma untada de manteiga, e polvilhada de farinha. Leve ao forno pré quente polvilhada de farinha.Se preferir pode colocar em formas individuais.
Fonte: forum bimby da Isabelocas
Nota :

-As carnes frias pode substituir por outras a gosto expl, fiambre,chourição,bacon, mortadela.

Preparação-tradicional:
Numa taça deite,a farinha,os ovos, o sal o fermento,o leite,e o óleo. Misture  tudo muito bem,batendo com uma batedeira um pouco para obter uma massa mole.Junte as carnes e envolva bem, com a espátula.
Coloque numa forma untada de manteiga, e polvilhada de farinha. Leve ao forno pré quente polvilhada de farinha.Se desejar pode colocar em formas individuais.




23 comentários:

  1. wow che buona!!! me la mangerei tutta!!! ciao!

    ResponderEliminar
  2. Nem sei por onde começava... Amiga k aspecto delicioso :)... Eu costumo comer cataplana mas de tamboril, fica excelente realmente o sabor...
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Ai que delicia! Ando doida para comprar uma cataplana, mas qd vejo os preços assustu-me e fujo a sete pés ehehehe!
    Já agora que cuidados é preciso ter com ela? Quem sabe um dia deixe de me assustar e compro uma!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia.
    Para mim a cataplana deve ser servida da maneira tradicional e estou a vêr que a tua foi.
    Bendita Thermomix, faz tudo que é uma maravilha, é claro que a cozinheira conta bastante x

    ResponderEliminar
  5. Agradeço os comentarios e visita.
    Um bem haja obrigado.



    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. essa cataplana deixou me com agua na boca,que delicia,bjs

    ResponderEliminar
  7. Não sei de qual das duas receitas gostei mais, adorei as duas!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  8. Quanta comida boa! Fiquei com muita fome aqui! que delicia! Parabéns Mary! Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Meu deus, onde vim parar???

    Uma verdadeira refeição merecedora dos deuses.

    Beijinhos minha querida:))

    ResponderEliminar
  10. Está tudo com um aspecto dlicioso!
    Não tenho cataplana mas ando muito curiosa...gostava muito de experimentar...mas tenho receio de comprar e depois ficar arrumada na despensa!!!

    ResponderEliminar
  11. Agradeço os comentarios e visita.
    Um bem haja obrigado.



    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou tudo com optimo aspecto, parabens...
    Bjcas...

    ResponderEliminar
  13. uma coisa já é boa e entao a outra...excelente!! mariscos e uma bela bola de carne. adorei

    ResponderEliminar
  14. A cataplana simplesmente divina e a bola Uiiiii, que delícia. Um manjar dos Deuses este teu almoço. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma refeição divinal! Também uso muito pouco a cataplana e é pena porque a comida fica muito boa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Agradeço os comentarios e visita.
    Um bem haja obrigado.



    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Mary,há já uns dias que não visitava este seu cantinho maravilhoso,e vejo que só perdi com tantas delicias.
    Adorei o ninho lindo,e claro deve ser uma delicia!
    A cataplana outra delicia,de que gosto muito.

    beijos,
    Gisa

    ResponderEliminar
  18. Eu gostei de ambos, mas confesso que a cataplana faz as minhas delícias! Adoro marisco...:)

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta refeição,até já jantava.Tem ambos um aspecto de que devem ser deliciosos.



    beijo
    Marisa Silva

    ResponderEliminar
  20. Agradeço os comentários e visita.
    Um bem haja obrigado.



    Bjinhos

    ResponderEliminar
  21. Mas que delicia de pestisco!
    gostei de td.



    bjs
    Beatriz

    ResponderEliminar
  22. Betriz, obrigado por comentar e a visita,espero voltar a ve-la por aqui.Um bem haja obrigado.



    Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary