Mini Bolas de Berlim

Estes bolinhos faz-me recuar à minha infância, quando ia com a minha mãe ao cabeleireiro e que ao lado havia uma pastelaria que era só de bolas de berlim,adorava lá ir e comer uma bolinha com creme muito amarelinho ainda quente.humm que saudades.E assim que vi a receita da Isi aqui no fim de semana tive que experimentar porquê fiquei com água na boca:) mas é só para fazer de ano a ano porque fritos é um problema cá em casa que raramente entram.Mas as memorias eram muitas.E lembrei-me do calor do sol do mar.E os vendedores da praia de Altura, para onde vou sempre que posso a venderem umas fantásticas bolas de berlim quentes humm. uma delicia.anunciarem há berlim berlim :).Agora com Azai isso quase que acabou,e porque recordar é viver.Adorei estas bolinhas!
Ingredientes-Bolas berlim
  • 350 g de farinha
  • 20g de fermento padeiro
  • 50g de açúcar
  • 150g de leite morno
  • 2 gemas
  • 50g de manteiga
  • 1 pitada de sal

Ingredientes-Doce de ovos moles

  • 6 ovos
  • o peso dos ovos (em açúcar ou pouco menos)

Thermomix-Doce de ovos moles

Pesar os ovos e o mesmo peso em açúcar. Colocar a" borboleta" na lâmina, e deitar os ovos e o açúcar e programe 10 segundos, velocidade 4.De seguida programe 10 minutos,tempo 100/º, velocidade 1.Retire imediatamente os ovos da bimby e reserve.

Tradicional-Doce de ovos moles

Pesar os ovos o mesmo peso dos ovos ou um pouco menos em açúcar.Deitar os ovos com o açúcar numa taça e bater com batedeira até estar bem envolvido.Num tacho coloque a mistura e leve ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco e levantar fervura retire e reserve.

Fonte- livro da bimby "Doces e Sobremesas"

Preparação-Tradicional-Bolas de berlim

Desfaça o fermento de padeiro com um pouco de leite e 1 colher (de sopa) de açúcar. Peneire a farinha para um recipiente; faça-lhe um buraco no meio e deite aí a mistura do fermento que tinha reservado. Junte o resto do leite, açúcar, manteiga, gemas, sal. Amasse bem até que a massa se despregue das mãos e das paredes da tigela. Deixe levedar por cerca de 40 minutos.

Depois estenda a massa numa bancada enfarinhada com o rolo da massa de modo a que fique com cerca de 5mm de altura,e com o fundo dum copo não muito grande, coloque em cima da massa e corte rodelas. Deixe levedar mais um pouco e depois frite-as em óleo bem quente por cerca de 10 minutos. Escorra-as sobre papel de cozinha absorvente e polvilhe com açúcar enquanto ainda estão quentes. Depois abrir-las um pouco com uma faca e rechea-las com creme .

Thermomix-Bimby-Bolas berlim


Colocar todos os ingredientes pela ordem para dentro do copo. E programar 4 minutos, em velocidade espiga.Deixar levedar por 40 minutos.Amassar mais um pouco à mão,Depois estenda a massa numa bancada enfarinhada com o rolo da massa de modo a que fique com cerca de 5mm de altura,e com o fundo dum copo não muito grande, coloque em cima da massa e corte rodelas. Deixe levedar mais um pouco e depois frite-as em óleo bem quente por cerca de 10 minutos. Escorra-as sobre papel de cozinha absorvente e polvilhe com açúcar enquanto ainda estão quentes. Depois abrir com uma faca e rechea-las com o creme que reservou.

18 comentários:

  1. que delicia!!!!eu sei bem quem ia adorar-a filhota e o marido!!!
    parabéns ficaram lindas!!!
    os meus miminhos já vão a caminho!!!

    ResponderEliminar
  2. Sónia,Obrigado miga


    Carlinha dava-te com todo o gosto mas já não há!! :)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá!! Que óptimo aspecto essas bolinhas! A minha irmã já tentou fazer por 2 vezes mas não ficaram muito bem! Vou-lhe dar a tua receita a ver se é desta!

    ResponderEliminar
  4. uau!!! Que maravilha, e que trabalheira deliciosa :-)eu tb tenho tantas saudades de as comer na praia :-(

    ResponderEliminar
  5. Dá muito trabalho mas o resultado deve ser surpreendente!!!Ficaram lindas! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá
    que apetitoso
    Venho pedir para passares no meu blog e levares contigo o selinho da amizade que lá coloquei.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Olá
    que apetitoso
    Venho pedir para passares no meu blog e levares contigo o selinho da amizade que lá coloquei.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente ADORO!

    E com o creme a transbordar, ai!

    Lindas, parabéns!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Hummm...obrigada pela visitinha...mas as minhas ao teu blog vão ter q ser muito espaçadas...estou com água na boca!!!!!!!!!!!!!!!(ok, água faz bem, né?)
    lol
    bj

    ResponderEliminar
  10. ai rita meu deus o que foste pôr aquiiii.....a verdadeira tentaçãooooooooooo....
    um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ai que tentação!!Já não pedia mais pelo menos uma!

    Beijos e adorei o teu blog.

    ResponderEliminar
  12. Mary,
    Sabes à quanto tempo não como uma bola de berlim... a última vez foi o ano passado no mês de Julho na praia da Manta Rota no Algarve... ai, ai que saudades. Mas já só faltam 2 meses para voltar a lambuzar-me toda com aquele creminho. Mas as tuas ficaram uma tentação. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Estas bolinhas de berlim deixaram-me a babar!!! Que tentação...

    ResponderEliminar
  14. Que bolinhas boas!! Já não como bolas de berlim há anos.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Já não como uma bola de Berlim há tanto tempo e estas tuas com o creme a escorrer... aiiii que vontade :)
    Ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  16. Olá!!
    Antes de mais deixe-me agradecer a visita e o simpático comentário que me deixou!!
    Bom... fiquei que tempos a ver o blog... e a cada imagem que via só pensava: "pronto, tenho de ir á cozinha petiscar qq coisa...". Assim não dá!! Neste blog só há coisas deliciosas!!! =)
    Mas quando cheguei ás bolas de berlim... ai ai ai... esta vou msm ter de fazer... as minhas melhores lembranças são as bolas que se vendiam na praia da costa-da-caparica!! =) Bons tempos!!
    Um beijinho e bom fim de semana!
    P.s. Este vai direitinho para os favoritos...

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary